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sexta-feira, 18 de novembro de 2011

INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO: UMA REALIDADE POSSÍVEL

“A proposta de educação inclusiva (Tratado da Guatemala, 1991; Declaração de Salamanca, 1994) declara que todos os alunos devem ter a possibilidade de integrar-se ao ensino regular, mesmo aqueles com deficiências sensoriais, mentais, cognitivas ou que apresentem transtornos severos de comportamento, preferencialmente sem defasagem idade-série. A escola, segundo essa proposta, deverá adaptar-se para atender às necessidades destes alunos inseridos em classes regulares. Portanto, a educação inclusiva deverá ser posta em prática numa escola inclusiva que busque ações que favoreçam a integração e a opção por práticas heterogêneas.
Apesar de todos os esforços para a inclusão de alunos com deficiência nas escolas regulares, ainda enfrentamos desafios diários, mas, quando o assunto aborda a inclusão do aluno com transtornos invasivos do desenvolvimento, estes desafios tomam uma proporção ainda maior. Sabemos que a maior dificuldade relacionada à inclusão destes alunos está estreitamente relacionada à interação destes alunos no meio social e suas relações. Então... Seria possível incluir a “todos”? Estes alunos precisam estar em um ambiente escolar? Qual o objetivo desta educação? A resposta é simples e única: Toda criança tem direito a educação. Assim a criança com autismo também deve estar na escola e não somente estar, a escola deverá ter seu papel bem definido neste processo, propondo e mediando o conhecimento. Precisamos para isso quebrar velhos paradigmas, precisamos rever vários conceitos.
Em nossa cidade vários professores da rede municipal têm mostrado(orientados pela professora do AEE - Adrina Candida) que a inclusão dos alunos com aspectos do autismo é possível, e que esta promove em todos os membros da escola descobrimento/revitalização dos dons do magistério voltados aos quatro pilares da educação: Aprender a Conhecer; Aprender a Fazer; Aprender a viver com os outros; Aprender a ser.(M.S)

Felipe Cerqueira Leite Ora; Série – 1º ano; Emeb – Profª Hélia Pinholi Mungo; 
Professora Neucinéia
Ana Beatriz Santana de Oliveira Série – Etapa II; Emeb – Profº Joaquim Fernandes; 
Professora Sandra
Vitor Alt da Silva  – Etapa I;  Emeb – Íbis Pereira Paiva
Professora – Liliane
Gabriela Rocha Silva - 4º ano;  Emeb  Prof.º Fausto Perri ; 
Professora  Mariluci
Felipe Batista Tozetti -  Etapa I ;  Emeb  Profº Claudio Evangelista  Teixeira ; 
Professora  Luiza 
Henrique Sorguini– Etapa II; Emeb – Camila Tomashinsky;
Professora - Norma
José Henrique Santiago da Costa - Série – 3º ano; Emeb – Profª Maria de Freitas Souza; Professora - Jandira

Parabéns professoras!  Graças a profissionais como vocês que o futuro de nossas crianças não estará fadado ao fracasso. Mas  terão sim sempre a esperança e a lembrança  que um dia alguém fez a diferença em suas vidas.

"A palavra progresso não terá sentido enquanto houver crianças infelizes."
Albert Einstein

Um comentário:

  1. As professoras das salas regulares da qual eu trablhei este ano, estão de PARABÉNS, pelo reabalho, pela competencia, mais principalmente pelo amor, carinho e comprometimento que tiveram com os alunos que apresentam caracteristicas autisticas.As conquistas com estes alunos sos foi possivel pela parceria dessas professoras comigo, professora do AEE. Nós conseguimos juntas mostrar que a diferença faz a diferença.
    Adriana

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